PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROJETO“Pichação Literária: Intervenção artística e cultural nos sítios urbanos”
(Obs.: Este projeto foi cadastrado no NUPE/UNEB/Caetité/BA).
“O IEAT de mãos dadas com o Meio Ambiente” – (Obs.: Subprojeto do IEAT neste ano – 2011)
CRONOGRAMA
ATIVIDADES/ PERÍODO/ RESPONSABILIDADE:
1º) Sensibilização:
1- Lançamento da proposta – dia 10/05 (terça-feira) nas segunda e terceira aulas de cada turno
- Revitalização do blog do IEAT – responsabilidade: Karine Gomes, Érica, Patrícia e Paloma (3º ano EM “B”)
Roteiro:
- Acolhida: musical (Responsabilidade – alunos do 4º ano Normal Médio A – violão: Ricardo, Jaqueline).
- Abertura: direção do IEAT; (Responsabilidade: Fabiano Cotrim)
- Mostra de vídeo “Aquecimento Global” (Responsabilidade – Zeomário, Lucas e Suelma).
(comentários: Profª Luciana– Curso de Matemática, Pesquisa sobre o Aquecimento e suas consequências na cidade Caetité).
2. Roteiro – dia 17/05 (terça-feira) naquarta e quinta aulas do turno matutino
- Passeata em protesto ao destino do material das carretas da INB (Indústrias Nucleares do Brasil) –
Roteiro: saída do IEAT, Rua Barão de Caetité, Praça da Catedral e concentração ao lado da Prefeitura Municipal de Caetité para o acompanhamento das decisões a serem deliberadas pela comissão institucional provisória sobre o transporte de material radioativopara a unidade da INB em Caetité.
Palavras de ordem:
- “Não, não, Caetité não é lixão”;
- Músicas que falam da preservação do meio ambiente;
- Cartazes com dizeres sobre a natureza;
- Palavras de apoio à preservação do meio ambiente de Caetité e de outros espaços relacionados à questão discutida.
-- Acolhida: um musical e recital (Responsabilidade - alunos: Luana, Euclides e Wesley – 3º Ensino Médio “A”).
(comentários: Prof. João Portela – Professor do IEAT e Secretário do Meio Ambiente do Município de Caetité).
3- Roteiro – dia 25/05 (quarta-feira) nas segunda e terceira aulas de cada turno
- Acolhida: um musical (alunos: Luana, Euclides, Sérgio Lobo e Wesley – 1º Ensino Médio “A”, 3º Ensino Médio “A”).
Apresentadores: Jean Michel e Elaine - 3º Ensino Médio “A”
Abertura: apresentação de músicas através de mímicas - 4º Normal Médio B).
- Mostra de vídeo “Desmatamento e Agronegócio” (Responsabilidade – Zeomário)
(comentários: Prof. João Portela – Professor do IEAT e Secretário do Meio Ambiente do Município de Caetité).
4- Mostra de vídeos “Sustentabilidade” e “Água, Fonte de Vida” (quinta-feira, dia 02/06) nas segunda e terceira aulas de cada turno.
- Acolhida: Alunos do 3º Ensino Normal Médio “A” e “B”
- Abertura: coreografia “formação das temáticas em discussão” – 1º Normal Médio “A”
- Vídeo: Água, fonte de vida.
- Musical - alunos: (Sérgio Lobo, Ricardo, Jaqueline, Luana, Euclides e Wesley).
- Vídeo: Sustentabilidade.
(comentários: alunos do Curso de Biologia e de Geografia da UNEB/Caetité/BA) –
- Coreografia dos alunos da 7ª série. (Responsabilidade ProfªElizenir)
5- Acolhida: 3º Ensino Médio “B” e “C”(Musicaldos alunos Luana, Euclides e Wesley).
Palestra “Formação humana, fonte de vida” - Pe. Osvaldino Barbosa – Pároco de Caetité/BA) - segunda-feira, dia 06/06 (nas segunda e terceira aulas de cada turno).
Exibição do slide das fotos.
Enceramento: Hino a Caetité – Marcus Vinicius
2º) Produção Textual em sala de aula – verbal e não verbal - (situações locais, regionais, nacionais e internacionais)
3º) Mapeamento dos espaços urbanos, apresentação artística dos textosescolhidos e a criação de bibliotecas comunitárias nos lugares definidos.
- apoio: ProfªDrª Patrícia Pina – UNEB/Caetité
4º) Culminância: realização da 13ª Feira de Educação do IEAT “Solidariedade, energia que se renova”.
(Obs.: programação a ser feita para os dias)
Coordenação:
Professores do IEAT: Ângela Fausto, Fabiano Cotrim, Graça Azevedo, Karlla Aguiar, Cristina Gondim, Dóris Azevedo, Teddy Vieira, Doralice Oliveira, João Chaves, João Portela, Ana Teixeira, Rita Oliveira, Cristina Rada, Lucimar Teixeira, Rosimeire Malheiro, Dolimar Soares Marques, Marilene Belém, Judite Azevedo, Alexandra Gama, Susana Cotrim e Zélia Marques.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário