Caetité, teu nome é nobre
Como nobre é sua gente
(PITA,2001,p.9)
Em contato com leituras que falam da cidade de Caetité, a qual, neste ano, comemora seus 200 anos de história, nós, do Instituto de Educação Anísio Teixeira, ao pensarmos a pesquisa “IEAT, da Escola Normal1 ao Normal Médio, por que essa formação docente?”, queremos aproximar nossos alunos aos feitos da cidade, já tão cantada e decantada, conforme epígrafe escolhida, com o intuito de que esses estudos venham possibilitar reflexão a respeito do processo educacional desenvolvido ao longo dos tempos. A ideia é chamar a atenção do povo em geral para a relevância da formação docente.
Da Escola Normal, o IEAT, ao ser edificado pelos ideais de Anísio Teixeira, recebe como significativa herança a nobre função de continuar a formação de professores. O Instituto de Educação Anísio Teixeira, ao longo da sua história, também contribuiu com a formação de outros profissionais em diversas áreas, mas o seu objetivo maior, a sua vocação mesmo, é e tem sido a formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental.
Com o advento da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB. 9394/96), muitas transformações se impuseram à organização da oferta de ensino na rede pública. Nesse processo de se adequar a lei, alguns insistiram em continuar fazendo a formação docente. É o caso do IEAT. Essa insistência não é por acaso, resulta de um longo caminho de sucesso. Seu reconhecimento advém da experiência na formação de docente realizada na cidade e região e pelos resultados adquiridos por nossos alunos na escolha de suas profissões.
É importante ressaltar que a proposta curricular do IEAT tem levado em conta o diálogo com as diretrizes do Ensino Médio, de forma que em processo de formação docente, os alunos vão fazendo suas escolhas e definir-se ou não pela continuidade no Curso Normal tem sido uma alternativa pessoal. Desta forma, temos contribuído para quem opta pelo magistério e para os que, no processo formativo, fazem outras escolhas como a medicina, odontologia, jornalismo, enfermagem, e tantas outras. O Ensino Normal Médio, portanto, não tem sido apenas uma formação para o exercício docente, mas uma preparação para a vida.
1-A primeira Escola Normal, exclusivamente masculina, é fundada em 1895 pela Lei 24/08/1895. Anos depois, em 1926, por influência direta do educador caetiteense Anísio Teixeira, é criada a segunda Escola Normal que, em 1962, dá origem ao Instituto de Educação Anísio Teixeira.(SILVÃO, p.7,2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário